É indesmentível que a violência sobre as mulheres por parte dos homens é muito mais grave e visível que a violência das mulheres sobre os homens mas se considerarmos aquilo que é a violência doméstica, talvez seja justo dizer-se que hoje em dia há muito mais homens vitimas de violência doméstica do que mulheres.
Sou completamente contra alguém que pretende deter o controlo da vida de outra pessoa, seja esse controlo exercido pela via da força ou pela via da chantagem emocional.
Durante milhares de anos os homens controlaram as mulheres ou tentaram fazê-lo muito por culpa da supermacia física e durante todos esses milhares de anos as mulheres tiveram de puxar pelos neurónios por forma a contrariar o poder masculino, o resultado da evolução da nossa sociedade é que hoje em dia e bem, criminalizou-se de forma particular a violência que durante tanto tempo os homens exerceram sobre as respetivas companheiras, ou seja, os homens neste momento estão desarmados, por outro lado penso que hoje em dia há algum descuido por parte da legislação civil em perceber o fenómeno da violência emocional, campo onde as mulheres se sentem como peixe na água, este é um tipo de violência que não é exercido apenas sobre os homens, como qualquer mulher saberá melhor que eu este é o tipo de violência que as mulheres previligiam até contra o próprio género, é desta forma que as mulheres se agridem preferencialmente umas às outras, tanto no seio da família como no meio laboral e é sem duvida alguma aquela que mais difícil é de provar e até de denunciar.
Os homens ainda continuam a achar que devem ser eles a deter o controlo da família e que se isso não se verifica deve-se por e simplesmente a fraqueza, fraqueza que envergonha e inibe no momento de denunciar e é até motivo em muitos casos de duvida e alguma chacota por parte das autoridades.
É bastante frequente ouvir amigos meus deixarem transparecer o receio que teem em gastar dinheiro sem consentimento das esposas, atrasarem-se para aquele compromisso agendado pela esposa e que dizer dos compromissos que desmarcam ou recusam por indicação das mesmas. O que será que provoca tamanho receio?
A guarda dos filhos em caso de separação matrimonial é talvez o maior fator de chantagem emocional, e isto só é possível porque neste momento os direitos de género não são exatamente iguais.
Para terminar e para que fique claro continuo convicto que a violência masculina é bem mais gravosa que a violência feminina, com este texto pretendo apenas lembrar as pessoas que violência doméstica não é só a que os homens exercem sobre as mulheres, é também aquela que em inúmeros casos ainda está escondida e que por muitos ainda é ignorada.
Sem comentários:
Enviar um comentário